top of page

Atendimento individual para adultos, crianças e adolescentes
Encontros de apoio para familiares de pessoas em quadros degenerativos
Orientação para pais e cuidadores

Psicoterapia individual para adultos

A psicoterapia para adultos é um processo que busca aprofundar a compreensão da pessoa consigo mesma. Por meio de uma relação de confiança e intimidade com o terapeuta, o/a paciente consegue expressar seus pensamentos, se aproximar de afetos e refletir sobre suas experiências, esclarecendo sentidos que antes lhe eram ocultos. A partir da compreensão do que está sendo vivido, novos horizontes podem surgir, assim como novas maneiras de se lidar com o sofrimento.

A psicoterapia para adolescentes é um espaço de acolhimento e reflexão, onde juntos podemos explorar as questões emocionais, conflitos e desafios dessa fase da vida. Através de uma escuta sensível e respeitosa, o processo terapêutico ajuda o adolescente a entender o que está por trás de suas emoções e escolhas, ampliando as possibilidades de lidar com as dificuldades. Ao criar um ambiente seguro e sem julgamentos, a terapia oferece a oportunidade de se conhecer melhor, questionar, expressar-se e descobrir novos caminhos.

Psicoterapia individual para adolescentes

Psicoterapia infantil

Na psicoterapia infantil o lúdico desempenha um papel central. É por meio de brincadeiras, desenhos e contação de histórias que a criança se relaciona com o mundo e revela sobre si mesma. Por meio do brincar na psicoterapia, é possível compreender o modo que a criança experimenta as coisas e propicia ampliar, junto a ela, possibilidades novas de se relacionar. O olhar atento do psicoterapeuta infantil permite identificar as necessidades da criança e compreender o que ela está tentando expressar aos adultos. Nesse sentido, a psicoterapia infantil desempenha também o papel de tradução: ajuda os pais ou responsáveis a entenderem a linguagem da criança e, ao mesmo tempo, esclarece à criança as motivações e sentimentos dos adultos ao seu redor.

Não existe um manual pronto de como cuidar de alguém. O cuidado sempre irá partir de uma relação singular, com características próprias, e por conta disso, não vejo a orientação como uma prescrição do que deve ser feito. Orientar é como ler um mapa: ajudar o outro a ver com maior clareza, sem necessariamente ditar qual é o melhor caminho. Nesse sentido, a orientação para pais e cuidadores a partir da Fenomenologia Existencial fornece um espaço de reflexão conjunta. Conversando sobre os dilemas e conflitos que surgem na relação de cuidado, é possível esclarecer as dificuldades que os cuidadores estão enfrentando, assim como pensar em novas formas de se relacionar.

Orientação para pais e cuidadores

Encontros de apoio para familiares de pessoas em quadros degenerativos

Ter um familiar com diagnóstico de alguma doença degenerativa apresenta uma realidade que pode ser muito assustadora e, muitas vezes, surge a necessidade de buscar um apoio para lidar com as dificuldades e sofrimentos que aparecem em decorrência desta nova realidade. Além dos múltiplos desafios que envolvem o cuidado, é comum aparecerem sentimentos como culpa, sobrecarga, medo e dor com relação às perdas passadas e vindouras, que dificultam ainda mais a tarefa do cuidar. Nos encontros de apoio, proponho um espaço de acolhimento e reflexão conjunta, para que possamos compreender as dificuldades, esclarecer as dúvidas, ampliar a rede de apoio através de indicações e aproximar um cuidado consigo mesmo, que muitas vezes é negligenciado frente aos desafios do cuidado com o outro.

Caso tenha alguma dúvida ou tenha interesse em iniciar o acompanhamento psicológico comigo, entre em contato:

© 2025 Ligia Loverso. Rua Itapeva 500, cj. 8AB - Bela Vista, São Paulo - SP

bottom of page